sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como Criar uma Webquest

Como Criar uma Webquest
(baseado em material do Prof. Bernie Dodge)

Não há uma fórmula pronta para a criação de produtos nos moldes da proposta metodológica sugeri-da por Bernie Dodge e Tom March. Mesmo assim, aponta-se aqui um possível caminho cujas fases são:
1. Defina tema e fontes
2. Reveja as instruções do gabarito
3. Delineie a tarefa
4. Determine as fontes
5. Estruture processo e recursos
6. Escreva a introdução
7. Escreva a conclusão
8. Finalize a primeira versão
9. Revise sua WebQuest
10. Utilize outros materiais
Defina Tema e Fontes
WebQuest é uma investigação cujas fontes são, sobretudo, informações veiculadas no ciberespaço. Assim, a primeira coisa a fazer é imaginar conteúdos de saber que possam ser aprendidos com o apoio de recursos existentes na rede mundial de computadores. Mais concretamente, para definir o tema você deve:
1. Escolher um assunto cujo desenvolvimento pode melhorar suas aulas.
2. Situar o assunto escolhido no currículo.
É bom lembrar que as WQ's não devem ser algo suplementar. Devem ser uma atividade curricular que integra o plano de trabalho do professor.
3. Imaginar uma abordagem que crie interesse.
4. Assegurar-se de que há fontes suficientes (e adequadas à sua clientela alvo) no espaço Web.
Se você domina bem o inglês e tem dificuldades no uso de sites de busca, estude Seven Steps Toward Better Searching.
Com essas medidas preliminares, você terá uma idéia geral do que fazer. Nada ainda muito claro, mas um ponto de partida interessante.
Reveja as Instruções do Gabarito
Se você já estudou as referências básicas sobre WQ's, deve saber que o criador da proposta metodológica em estudo oferece três diferentes gabaritos para ajudar novos autores a editarem seus trabalhos. Em nossa página, você pode encontrar uma tradução do gabarito mais simples criado por Bernie Dodge. Para tanto, você deve:
1. Clicar em Gabarito em Português.
2. Ler com atenção o resumo descritivo das partes componentes de uma WebQuest.
Delineie a Tarefa
O modelo criado pelo Prof. Bernie tem em comum com a pedagogia de projetos a crença de que de-vemos saber para fazer e não apenas saber por saber. Por essa razão, a alma de uma WebQuest é a Tarefa. Se você criar uma tarefa mal definida, sua WebQuest não será um desafio capaz de entusi-asmar os estudantes. Assim, no processo de planejamento, convém dedicar bastante tempo e os melhores esforços no desenho de uma tarefa impactante, desafiadora, motivadora. Criar tarefa com essas características exige sobretudo clareza, compreensão de como funcionam nossas habilidades cognitivas, e muita criatividade. Para estruturar sua tarefa, experimente o caminho indicado pelas se-guintes dicas:
1. Ler com atenção WebQuest Taskonomy: A Taxonomy of Tasks.
Se preferir, você pode encontrar nesta página a tradução deste material do Bernie. Para tanto clique em Taskonomia.
2. Estudar um resumo da classificação dos saberes de acordo com Bloom e associados, cuja tradu-ção pode ser encontrada aqui em Classificação de Bloom.
Tarefas bem concebidas devem exigir que os alunos trabalhem mais que a dimensão conhecimento. Boas tarefas exigirão uma ou mais das dimensões crescentemente complexas nesta ordem: compre-ensão, aplicação, análise, síntese, avaliação.
3. Examinar algumas Tarefas de boas WebQuests.
4. Dar asas à imaginação.
Fuja do convencional. Esqueça o que você faz normalmente na sala de aula. Imagine trabalhos que os alunos possam produzir e que, ao mesmo tempo, sejam situações dos fazeres cotidianos da vida em sociedade.
5. Discutir suas idéias com companheiros, professores ou orientadores.
Teste suas idéias. Exponha-as para ver como as pessoas reagem. Busque auxílio. Troque idéias. Tu-do isso pode enriquecer seu trabalho.
6. Determinar algo que seja factível e claramente relacionado com fazeres da vida.
Sua tarefa deverá ser algo que os alunos possam fazer. Outro cuidado: escolha coisas que aconte-cem ou podem acontecer no mundo em que vivemos. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários etc.
Determine as Fontes
Você já sabe que as fontes preferenciais de informação devem ser recursos disponíveis na Internet. Sabe também que, no âmbito do tema escolhido, há material suficiente (e adequado para a clientela) no espaço Web. Chegou a hora de peneirar esses recursos para ficar apenas com aquelas referências que você acha que vai utilizar em sua WQ. Talvez seja conveniente resolver se será necessário utilizar recursos off-line. Para tanto, você deve:
1. Examinar os endereços Web já selecionados.
2. Verificar se há mais endereços que valha a pena considerar.
3. Peneirar tudo e ficar apenas com aquilo que realmente interessa.
4. Julgar conveniência ou necessidade de utilizar fontes não disponíveis na Internet (livros, revistas, folhetos, artigos, discos, vídeos etc.)
5. Estabelecer a lista de recursos (on e off-line) que você acha adequada para a consecução da Tare-fa.
Estruture o Processo e Recursos
Agora é preciso elaborar o roteiro que irá ajudar seus alunos a obterem bons resultados na Tarefa. Lembre-se de que o Processo é uma espécie de receita, indicando passo a passo a direção que os alunos deverão seguir. Outra coisa: os recursos que você selecionou serão apresentados na medida que os alunos deles necessitarem. Não há, obviamente, uma única forma de estruturar Processo e Recursos, mas as indicações que seguem refletem modos de fazer de muitos produtores de WQ's. Na estruturação de Processo e Recursos, convém:
1. Especificar expectativas quanto ao trabalho em grupo.
Como regra, WebQuests são processos investigativos conduzidos por um grupo. O modo de traba-lhar das equipes a serem constituídas dependerá da natureza da tarefa, de particularidades que você acha interessantes, de dinâmicas que você acha adequadas para sua WQ. Por isso é importante que você estabeleça com clareza como o grupo deve ser constituído, como a dinâmica deverá ocorrer etc.
2. Definir papéis dos componentes do grupo quando for o caso.
Na maioria das WebQuests, a Tarefa exige visões diferentes do problema. Geralmente isso é repre-sentado por papéis característicos cuja representação garante estudos baseados em diferentes olha-res. É por essa razão que convém definir bem as características de cada papel ou personagens que você criar.
3. Estabelecer os passos a serem seguidos no estudo das fontes (Recursos) e na elaboração do pro-duto ou produtos resultantes da Tarefa.
Escreva a Introdução
Você já tem uma boa idéia do que os alunos irão fazer. Já estruturou uma sugestão de como fazer que, certamente, irá ajudar os aprendizes a elaborarem certos saberes. Chegou a hora de elaborar a Introdução. Nessa parte de sua WQ, você deve:
1. Escrever um texto dirigido à sua clientela.
Converse com seu público. Seja direto. Use linguagem clara e compreensível.
2. Motivar os clientes de sua WQ.
O texto de sua introdução deve funcionar como aqueles pequenos trechos que acompanham manchetes de jornais: diretos, instigantes, envolventes, motivadores.
3. Ser breve
Como regra geral, introduções são textos de um ou dois pequenos parágrafos. Muito raramente a In-trodução poderá ser algo mais incorporado.
4. Evitar didatismo
Muita gente escreve introduções como se estas fossem a primeira parte de livros didáticos tradicio-nais. Entre outras coisas, dão explicações etimológicas, resumem o que vai ser apresentado, contam alguma história exemplar. Essa é uma prática centrada no assunto, não nos leitores. Fuja desse mo-do tradicional de escrever introduções.
Escreva a Conclusão
À semelhança da Introdução, a Conclusão deve ser algo claro, breve e simples. Para concluir sua WQ convém seguir uma ou mais das seguintes direções:
1. Reafirmar aspectos de interesse registrados na Introdução.
2. Realçar a importância daquilo que os alunos aprenderam.
3. Apontar caminhos que podem ajudar os alunos a continuarem estudos e investigações sobre o te-ma.
Finalize a Primeira Versão
Sua WebQuest está praticamente pronta. Basta agora revisar texto, escolher uma ou outra imagem para embelezar a sua obra etc.
Se você é marinheiro de primeira viagem e não conta com auxílio de pessoas que entendem de edito-res Web e/ou HTML, use um dos gabaritos do Prof. Bernie para editar o trabalho. Clique em WebQuests Templates. Se você quiser utilizar o Gabarito mais simples em português, clique em Ga-barito em Português.
Revise sua WebQuest
Antes de considerar pronto o seu trabalho, convém testá-lo de alguma forma. Você pode fazer isso com um pequeno grupo de alunos; ou pode pedir que dois ou três colegas seus avaliem sua obra. Se você escolher a última opção, utilize A Rubric for Evaluanting WebQuests. Se preferir a versão em português clique em Uma Rubrica Para Avaliar WebQuests. Imprima o material e entregue-o a seus avaliadores. Depois que eles preencherem a folha de avaliação, faça os devidos acertos no seu material.
Utilize Outros Materiais
Elaboramos aqui um roteiro para ajuda-lo a produzir sua WebQuest. Nossa sugestão não é a primeira na praça. Há muitos outros materiais que você pode utilizar como ferramenta. Segue aqui uma lista de roteiros, dicas e explicações existentes no espaço WEB.
Selecting a WebQuest Project (inglês)
edweb.sdsu.edu/webquest/project-selection.html
WebQuest Task Design Worksheet (inglês)
edweb.sdsu.edu/webquest/task-design-worksheet2.html
WebQuest Tutorial (francês)
www.ardecol.ac-grenoble.fr/english/tice/frtice6a.htm
WebQuests (português)
www.ese.ips.pt/abolina/webquests/quest/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário