sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições 2010: disputa entre “tucanos” e petistas

A presente dissertação busca fazer uma discussão a cerca da história política brasileira, especificamente da disputa eleitoral entre petistas e “tucanos” na eleição presidencial de 2010, representados pelos candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Nessa perspectiva, visamos apresentar e discutir suas propostas, tendências políticas e possíveis planos de governo.
O Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB por discordarem dos rumos que o partido estava tomando na elaboração da Constituição daquele ano. Políticos como Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Ciro Gomes defendiam o parlamentarismo e o mandato de apenas quatro anos para Sarney. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. O partido cresceu muito durante e após os dois mandatos na presidência de Fernando Henrique Cardoso. Nos dias atuais, é a principal força de oposição ao governo Lula.

De acordo com a reportagem publicada no Jornal Gazeta no último dia sete do corrente mês,
historicamente, a relação entre PT e PSDB não foi pautada pela empatia. Ânimos acirrados entre os partidos sempre ilustram as notícias sobre a Capital Federal. E agora, ainda faltando três meses para o início da campanha oficial para Presidente da República, mais uma polêmica coloca tempero nesse embate. Tucanos e Petistas protagonizam uma "judicialização" do debate político, um apresentando ações na justiça contra o outro. (Agência Graffo, 2010)
Nesse contexto, podemos perceber que a política brasileira ainda encontra-se mergulhada numa profunda crise de democracia, nossos lideres políticos continuam recorrendo as atos que violnam a Constituição no que diz respeito a liberdade de expressão, incorrem em atos de politicagem ao tentar denegrir a imagem do candidato da oposição.
Por outro lado, o objetivo permanente de um governo democrático e popular é a construção de um poder alternativo, fundado no compromisso de promover a igualdade social e orientado pela busca radical de liberdade. Um poder que faça da democracia não um compromisso discursivo e legitimador de práticas formais e alienantes de uma pseudo-participação política, mas que estimule a criação de novas esferas públicas de participação política e afirmação da cidadania, que respeite e resguarde os direitos das posições minoritárias, que assuma a noção de pluralidade de sujeitos políticos, que impulsione a diversidade, um poder, que se coloque o desafio de dirigir a sociedade e romper com todas as formas de dominação.
Destacamos algumas propostas de governo do candidato à presidente da República Brasileira José Serra, apresentadas a empresa sendo elas: criar o Ministério da Segurança Pública, transformar a Zona Franca de Manaus (ZFM) numa área de livre comércio permanente, ampliar o Polo Industrial de Manaus e reestruturar a agência que substituiu a antiga Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), continuidade de Programa Bolsa Familia, criar uma Polícia Federal uniformizada e ter o PT do lado do governo, caso ele seja eleito.
Algumas de suas propostas são criticadas, a exemplo, da proposta de criar o Ministério da Segurança Pública,
A solução não está em nada que se possa fazer com medidas burocráticas ou factóides como a criação de um Ministério ou Secretaria"... Vai custar muito tempo, trabalho e recursos materiais e humanos. Para mudar esse quadro precisa, principalmente, vontade política. E essa os tucanos e seus aliados não tiveram nos últimos 27 anos que governaram São Paulo.(DIRCEU José, 2010)


Segundo Dilma Rousseff, serão privilegiados em seu governo caso seja eleita os eixos do projeto sob análise do PT: ciência, tecnologia e inovação, pré-sal, meio ambiente e matriz energética, educação, sáude, reconstrução do sistema de saúde, programas de moradia, como o Minha Casa, Minha Vida, transporte de massas e saneamento básico.
Segue algumas de suas propostas: ampliar Programa Bolsa Família, priorizar a qualidade da educação, contemplando medidas como o treinamento e a remuneração de professores e salas de aula informatizadas e com acesso à banda larga, aprimorar a eficácia do sistema de saúde, garantindo mais recursos para o SUS, reforçando as redes de atenção à saúde e unificando as ações entre os diferentes níveis de governo,profundar os avanços da política industrial e agrícola, enfatizando a inovação, o aperfeiçoamento dos mecanismos de crédito e o aumento da produtividade e manter a transparência dos gastos públicos e aperfeiçoar seus mecanismos de controle, combatendo a corrupção, utilizando todos os mecanismos institucionais.
Vale ressaltar, que Dilma também sofreu algumas criticas da oposição, segundo entrevista dada na TV Universitária pelo senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), afirmou que Dilma Rousseff (PT) "não tem competência" para ser presidente da República. Aliado de José Serra (PSDB-SP), o peemedebista reiterou a confiança na eleição do tucano à presidência. De acordo com Jarbas "Serra vai ganhar a eleição. Dilma não tem preparo e nem competência política pra comandar o País. O Brasil pode até ir para o imponderável, para o lado que ninguém sabe o que vai acontecer".
Não se pode negar que as propostas apresentadas aqui de ambos os candidatos, são importantes para a continuidade do crescimento do país, porém é preciso lembrar que na história política da nossa sociedade sempre se promete muito e pouco se faz.
Por outro lado, neste clima de otimismo e criticas o eleitorado vem declarando nas pesquisas sua preferência em votar na continuidade, onde mais de 50% já declararam estar disposto a votar na candidata apoiada pelo presidente Lula
Os dois mandatos do presidente Lula que se encaminham para terminar deixarão como legado um ciclo virtuoso com forte viés nacionalista-desenvolvimentista mais à feição da social-democracia do tipo europeia, diferenciando-se drasticamente do período getulista (nos dois mandatos) e do regime militar, por terem sido altamente conservadores. O que lhe dá esta marca, mais à esquerda, são o viés em favor das classes mais baixas através das políticas de desenvolvimento social e uma política econômica de rígido controle monetário, para o controle da inflação, da mesma forma que caracterizou os partidos sociais-democráticos europeus. Por esta razão Lula mantém recorde de popularidade e o PT tornou-se o mais preferido junto ao eleitorado, independentemente de seus seguidores terem consciência ideológica desta natureza. ( FIGUREDO Marcus, 2010).
Numa análise histórica “a eleição presidencial que se avizinha tem algumas características importantes. É a primeira pós-88 sem a presença de Lula como candidato. Desde 1989, Lula se apresentou como oposição à hegemonia liberal-conservadora que sempre governou o país, com o interregno do Presidente João Goulart, 1962-64”, disse Marcus Figueredo.
Segundo pesquisas realizadas os candiodatos estão tecnicamente empatados, comprovando que a disputa entre petistas e tucanos, neste momento eleitoral, está mais na alta taxa de competição política entre as candidaturas de Serra e Dilma, do que na competição eleitoral propriamente dita.
Em suma, um ano eleitoral é sempre um momento significativo na sociedade. Neste sentido, conhecer as propostas dos candidatos, a história política do país, identificar as tendências políticas são critérios imprescindíveis para a escolha do voto. Não se pode perder de vista que o melhor para o país é o desenvolvimento, por isso é preciso analisar as possibilidades de continuidade e mudanças em relação a administração do governo atual.

Referências:

SANTOS, Lucival Fraga dos.Eleições 2010:disputa entre "tucanos" e petistas. Dissertação apresentada como requisito de avaliação a disciplina História do Brasil IV,  no curso de Graduação em História da UNOPAR em maio de 2010.
A eleição presidencial 2010 e as atuais tendências. Disponível em
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/a+eleicao+presidencial+2010+e+as+atuais+tendencias/n1237595934813.html
Dilma diz não ver importância na proposta de Serra de criar Ministério da Segurança Pública. Disponível em
http://www.infojus.com.br/noticias/governo-serra-vai-apresentar-nova-proposta-para-tentar-acabar-com-greve-de-policiais/relacionadas/
Diretrizes para a elaboração do programa de governo. Disponível em
http://www.fpabramo.org.br/uploads/diretrizesparaaelaboracaodoprograma.pdf
Multas eleitorais viram motivo de disputa entre PT e PSDB. Disponivel em
http://www.gazzeta.com.br/edicao/?edicao=1783&id=540
Propostas de Dilma Rousseff. Disponível em
http://www.fabianocoury.com.br/visualizar.php?idt=2208008

Nenhum comentário:

Postar um comentário