sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Série: 7º Ano Ensino Fundamental e ou 1º Ano Ensino Médio
Tema: A Expansão Marítima e o Mercantilismo como base de formação dos Estados Nacionais
Tempo estimado: 08 aulas
Introdução
O século XV marcou uma nova fase do processo histórico da Europa Ocidental. Com a Expansão Ultramarina Européia deu início ao processo da Revolução Comercial, que caracterizou os séculos XV, XVI e XVII. Através das Grandes Navegações, pela primeira vez na história, o mundo seria totalmente interligado. Somente então é possível falar-se em uma história em escala mundial.
A Revolução Comercial, graças à acumulação primitiva de Capital desenvolvida com o conjunto de teorias e práticas de intervenção econômica conhecida como Mercantilismo, propiciou, preparou o começo da Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XVIII. Apenas os Estados efetivamente centralizados tinham condições de levar adiante tal empreendimento, dada a necessidade de um grande investimento e principalmente de uma figura que atuasse como coordenador – no caso, o Rei. Além de formar um acúmulo prévio de capitais, pela cobrança direta de impostos, o rei disciplinava os investimentos da burguesia, canalizando-os para esse grande empreendimento de caráter estatal, ou seja, do Estado, que se tornou um instrumento de riqueza e poder para as monarquias absolutas.
Objetivos
• Compreender quais as razões que levaram os europeus a lançarem-se ao desconhecido no período conhecido como Expansão Marítima ou Grandes Navegações;
• Compreender a importância da expansão comercial marítima para a formação dos Estados Nacionais europeus e, sobretudo a descoberta da América também denominada de Novo Mundo;
• Perceber a relação entre o Mercantilismo e a expansão comercial marítima;
• Compreender o Mercantilismo como normas e regulamentos criados pelo Estado Absolutista para controlar a econômica e manter o domínio sobre a sociedade;
• Analisar criticamente as características e objetivos das práticas mercantilistas;
• Comparar as características mercantilistas dos séculos XV a XVIII com o capitalismo atual.
Conteúdos específicos
A consolidação das monarquias na Europa moderna
Renascimento
Expansão Marítima
Absolutismo
Mercantilismo
Metodologia/ Desenvolvimento das atividades
1ª Etapa (Aulas 1 e 2)
Apresentação ou introdução do tema, com conversa informal e questões dirigidas, referentes aos acontecimentos históricos que antecedem a Expansão Marítima européia, tais como: Vocês sabem quais acontecimentos históricos antecederam a expansão marítima ou as Grandes Navegações como também é conhecido? O que levou os europeus a explorarem os oceanos? Quem “descobriu” a América? Quais as principais embarcações e os navegadores mais famosos do século XV? Já ouviram falar sobre a consolidação das monarquias, ou seja, o governo das sociedades européias na mão dos reis? O que sabem sobre Estado Absolutista? Já ouviram falar em Mercantilismo? Etc.
Após a discussão inicial, anotar as repostas dadas pelos alunos considerando-as como hipóteses inicias. Em seguida, fazer uma breve exposição do conteúdo Consolidação das monarquias na Europa Moderna e Renascimento, temas que antecedem a Expansão Marítima (utilizar um vídeo do Youtube, de Boris Fausto). Pedir que os alunos façam em casa uma leitura em seu livro didático e pontuem os aspectos importantes, os quais serão frutos da investigação para confirmação ou não das hipóteses levantadas anteriormente.
No final da aula, pedir que anotem suas dificuldades em relação aos temas estudados em casa para que na aula seguinte o professor possa saná-las.
2ª Etapa (Aulas 3 e 4)
Retomar a última atividade na aula anterior, questionando aos alunos quais foram às dificuldades que tiveram durante a leitura, e posteriormente saná-las. Em seguida, introduzir o tema principal da discussão A Expansão Marítima e o Mercantilismo como base de formação dos Estados Nacionais. No primeiro momento, será trabalhado apenas o conteúdo Expansão Marítima. Distribuirei uma apostila com o material selecionado nos slides para que os alunos acompanhem durante a exposição, juntamente com alguns textos em anexo. Após a entrega do material, exibir a apresentação de slides selecionados para abordagem dos temas: As Grandes Navegações, A descoberta da América por Colombo e o Tratado de Tordesilhas (os mesmos estão organizados em tópicos, imagens e trechos do filme A Conquista do Paraíso).
Após a apresentação, questionar quais os pontos eles consideraram importantes e por quê. Em seguida, construir uma linha de tempo na lousa com as datas das principais expedições do período e seus respectivos navegadores que ganharam destaque, a exemplo, Cristovão Colombo, Américo Vespúcio e Pedro Álvares Cabral e fazer a leitura/análise do mapa das rotas comercias européias (Também contemplados nos slides exibidos).
Por fim, solicitar que assistam ao filme a Conquista do Paraíso e anotem os pontos que considerarem importantes para socializar na aula posterior.
3ª Etapa (Aulas 5 e 6)
Formar uma roda de discussão para socialização dos pontos anotados sobre o filme. Depois introduzir o conteúdo Mercantilismo, voltando um pouco ao tempo para analisar as razões ou o contexto em que surge e com que finalidade (Absolutismo).
Explicitar para os alunos o que foi o Absolutismo, qual a sua influência para a consolidação das práticas mercantilistas (características, repercussão), o que foi o Mercantilismo. Para essa atividade será utilizada como recurso a exibição de slides com imagens, textos em tópicos e trechos de alguns documentos sobre a época em discussão, bem como algumas questões para debate.
Como atividade final da aula, a sala será dividida em dois grupos para realizarmos um debate, sendo essa atividade aqui denominada como GVGO (Grupo verbalizador e grupo observador). Tal atividade consiste em 10 minutos para o grupo verbalizador que responderá as questões levantadas pelo grupo observador, que no segundo momento trocam de posições, passando o grupo observador a ser verbalizador e vice e versa.
4ª Etapa (Aulas 7 e 8)
No primeiro momento da aula, retomaremos a aula inicial para analisar se as hipóteses levantadas inicialmente são verdadeiras ou não, finalizando assim o estudo dos conteúdos.
No segundo momento será aplicado um Teste com 8 questões de múltipla escolha e 2 dissertativas.
Recursos (materiais e humanos)
Livro didático, textos complementares, projetor de multimídia, slides (imagens, trechos de filme), pincel e lousa.
Alunos e professor.
Avaliação
A avaliação será feita durante todo processo de desenvolvimento do tema, através de registros, observação da participação do aluno durante as aulas, debate e por fim, por meio da atividade escrita (Teste), onde será detectado se os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos.

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