sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Seqüência Didática 7º Ano

Seqüência Didática
Série: 6ª Turma: A Turno: Matutino
Tema/Conteúdo: A Chegada dos portugueses ao Brasil
Tempo estimado: 06 aulas
Introdução
O descobrimento do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Para compreendermos o advento das grandes navegações, fazemos uma associação entre o reavivamento comercial da Baixa Idade Média, a formação dos Estados Nacionais e a ascensão da burguesia para compreendermos tal experiência histórica. A primeira nação a reunir esse conjunto de características específicas foi Portugal, logo depois da Revolução de Avis.
Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores.
Objetivos
Compreender o processo de Expansão Marítima Européia, identificando os fatores que levaram os europeus a explorar o oceano.
Reconhecer as duas hipóteses a respeito do “Descobrimento” do Brasil, construindo sua opinião e respeitando as opiniões dos colegas sem manter uma postura passiva, mas confrontando-as.
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
Conteúdos específicos
As grandes Navegações
Colombo e a descoberta da América
O Tratado de Tordesilhas
A chegada dos portugueses ao Brasil
Metodologia/ Desenvolvimento das atividades
1ª Etapa (Aulas 1 e 2)
Apresentação ou introdução do tema, com conversa informal e questões dirigidas, referentes aos acontecimentos históricos que antecedem a Chegada dos portugueses ao Brasil, tais como: Vocês sabem quais acontecimentos históricos antecederam a Chegada dos portugueses ao Brasil?Já ouviram falar sobre Expansão Marítima ou as Grandes Navegações? O que levou os europeus a explorarem os oceanos? Quem “descobriu” a América? O que vocês sabem sobre o Tratado de Tordesilhas?Que grupo habitava as terras brasileiras quando os portugueses aqui chegaram? Etc.
Após a discussão inicial, entregar os textos complementares aos alunos e pedir que acompanhem a apresentação de slides selecionados para abordagem dos temas: As Grandes Navegações, A descoberta da América por Colombo e o Tratado de Tordesilhas (os mesmos estão organizados em tópicos, imagens e trechos dos filmes El Dourado e A Conquista do Paraíso).
No final da aula, pedir que anotem suas dificuldades em relação aos temas estudados em casa para que na aula seguinte o professor possa saná-las.
2ª Etapa (Aulas 3 e 4)
Retomar a última atividade na aula anterior, questionando aos alunos quais foram às dúvidas que eles listaram, e posteriormente saná-las. Em seguida, introduzir o tema principal da discussão (A chegada dos portugueses ao Brasil), pedindo que eles abram o livro didático no capitulo 5, façam a leitura individual (dando 10 minutos para essa atividade) e destaquem os pontos importantes que forem encontrando durante a leitura.
Após a leitura, questionar quais os pontos eles consideraram importantes e por quê. Depois pedir que levantem hipóteses a cerca de questionamentos sobre o descobrimento do Brasil, tipo: o que levou os portugueses a encontrar a costa brasileira? Baseado em que alguns historiadores defendem que os portugueses já sabiam da existência das terras brasileiras?
Uma vez que levantadas, as hipóteses é momento de orientá-los na investigação para a confirmação ou não das mesmas. Neste sentido, exibir a apresentação dos slides selecionados com as duas hipóteses a cerca do descobrimento apontadas pelos historiadores contemporâneos (a casual e a intencional) e os argumentos defendidos por eles; imagens das caravelas em alto mar, do primeiro contato entre indígenas e portugueses e trechos da Carta de Pero Vaz de Caminha, no qual ele faz as descrições das terras brasileiras, e dos nativos.
No final da aula, distribuir um texto complementar, solicitar que formem quatro grupos para apresentarem um Seminário na próxima aula, sorteando os temas As Grandes Navegações, Colombo e a descoberta da América e o Tratado de Tordesilhas e o Descobrimento do Brasil (orientar que eles devem abordar qual foi o momento histórico, o conceito, as causas e conseqüências de cada fato histórico, para a época e para o mundo atual, comparando o passado e o presente, observando as mudanças e permanências), esclarecer que eles podem usar vários objetos mediadores como recursos, a exemplo, documentos escritos, imagens, filmes, músicas, cartazes, slaides, etc.
3ª Etapa (Aulas 5 e 6)
Conclusão do tema com a apresentação dos Seminários, registros e a colocação verbal do docente em relação ao desempenho de cada grupo (apresentação do tema, domínio de conteúdo, dificuldades, avanços, etc.).
Recursos (materiais e humanos)
Livro didático, textos complementares, projetor de multimídia, slides (imagens, trechos de filmes e da carta de Caminha), pincel e lousa.
Alunos e professor.
Avaliação
A avaliação será feita durante todo processo de desenvolvimento do tema, através de registros, observação da participação do aluno durante as aulas, e por fim, por meio da apresentação do Seminário, onde será detectado se os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário