sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Conhecimento histórico: resultado do trabalho interdisciplinar
 

 A História enquanto ciência tem como principal objetivo a compreensão dos diferentes processos e sujeitos históricos, das relações que se estabelecem entre os grupos humanos nos diferentes tempos e espaços, porém para atingi – lo necessita da contribuição de outras ciências, como a Antropologia, a Arqueologia e a Geografia, por exemplo.


Etimologicamente, Antropologia é o estudo da espécie humana origem, evolução, costumes, instituições, meio de vida etc. Portanto, fornece importantes informações ao historiador, que juntamente com o antropólogo, questiona, levanta hipóteses, analisa, para constatar se são verdadeiras ou não.
Entende-se por Arqueologia, a ciência que estuda as civilizações pré - históricas, utilizando – se de monumentos, documentos e objetos por eles deixados Tais vestígios, também interessam a História ou ao historiador, pois permite ao mesmo compreender como, onde e.quand
A Geografia, por sua vez, preocupa-se com os aspectos físicos da superfície da Terra  solo, vegetação, clima, relevo etc.;estuda as relações entre o meio natural e os grupos humanos, preocupação comum ao trabalho do historiador, quando este busca explicar as diferentes contextos, partindo da dimensão de contemporaneidade.
A partir dos conceitos acima, fica visível a interdependência entre a História e as ciências em discussão, provando que o historiador não faz um trabalho isolado, individual, mas cooperativo, em grupo.
Torna – se necessário salientar, que a Arte também fornece grande contribuição não só para o historiador, mas para o antropólogo, o arqueólogo, o geógrafo etc. pois é a fonte de linguagem mais antiga, foi através dela que o homem pré – histórico registrou em cavernas,animais , objetos e aspectos físicos de seu tempo.
o esses povos viveram.
 
Neste sentido, o historiador não é apenas narrador de fatos ou reproduz as informações e registros do passado, pautando - se num esforço alheio, mas um incansável detetive, pesquisador que em trabalho conjunto, investiga, descobre e por meio de vestígios, comprovam suas hipóteses anteriormente levantadas.
Sobretudo, sabemos que o homem é um sujeito histórico e político, portanto é resultado de suas ações, constrói seus valores de acordo com o que lhe é oferecido pelo meio, daí a importância de se propagar a coletividade, não o individualismo.
Em suma, a História e um processo de compreensão humana das diferentes e múltiplas possibilidades existentes na sociedade, e assim como os homens não sobrevivem sozinhos, está sempre mantendo constantes relações com outras ciências  sejam elas humanas, sociais ou exatas, bem como a comparação entre os contextos presente e passado.


REFERENCIAS:

DORNELAS, Eline Andréa. História Antiga. In. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. Graduação em história. Módulo 1. Londrina, 2007

   





Nenhum comentário:

Postar um comentário