sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fotografia e conhecimento histórico

Por: Lucival Santos

Boa parte da nossa história é contada através das fotografias, isso acontece também com a nossa cidade, com o nosso país e com todo o mundo. A fotografia funciona como uma memória social, capaz de perpetuar momentos, pessoas e locais que nunca mais existirão da mesma forma.
No entanto, segundo Sonia Bittencourt é importante ao analisar uma fotografia, refletir sobre “o que a foto mostra? O que uma fotografia nos diz? O que a foto não mostra?“
A foto a cima registra um evento político, a Inauguração da Energia Motorizada no povoado de Santa Quitéria, município de Itaberaba, minha terra Natal, onde nasci e vivi até os 19 anos. Essa fotografia é um registro histórico, resultado de interesses políticos, trata-se de uma imagem encomendada pelo prefeito num ano eleitoral. Estão presentes no evento o prefeito, governador da Bahia, secretários estaduais e municipais, representantes políticos da localidade, imprensa e moradores.
Nessa perspectiva, a imagem propaga uma memória de prosperidade, crescimento e melhoria para a população do povoado, ao mesmo tempo constrói a memória de um sistema de governo articulado, ativo, trabalhando em prol do desenvolvimento social, cultural e político da região. Porém, a foto não revela os reais interesses dos que propagam a idéia de desenvolvimento e compromisso com a população, ela não explicita que tal evento registrado na imagem foi realizado em um ano eleitoral, camufla a idéia de jogo político, ou seja, não esclarece que na verdade eles estariam acalmando e indiretamente buscando ganhar votos dos moradores.
O que ela nos diz, depende da visão de mundo, dos conhecimentos de quem a vê, ou da forma como olhamos, se analisarmos apenas o evento, isolado do contexto histórico, teremos a idéia de um simples fato, um registro sem valor documental. Contudo, um olhar crítico sobre a foto e o reconhecimento dela enquanto documento histórico possibilita explorar diferentes aspectos, políticos, culturais, sociais, econômicos e ideológicos, assim, a análise da fotografia, se torna uma investigação.
Vale ressaltar que ao estudar uma imagem “devemos saber para quem ela foi feita, para quê ela deveria ser vista e o que ela impactou sobre quem a observou, no seu contexto original” (Sonia Bittencourt, 2009). É importante obtermos o maior número de informações possível, pois uma imagem simplesmente jogada e sem informações pode nos dar pistas falsas. Segundo Cássia Denise Gonçalves, em seu artigo “O Nome das Coisas”, uma fotografia fora de seu contexto pode nos iludir, podemos ver uma representação diferente do que o autor da foto teve intenção de produzir, e diferente também do que viu o espectador original da foto.
De modo geral, a fotografia deve ser entendida como documento e monumento. No primeiro, ela informa aspectos da vida material. Como monumento a fotografia é memória, legado do passado ao presente, e aquilo que foi escolhido pela sociedade, ou o individuo, para ser registrado e deixado para as gerações posteriores.
Concluindo, essas memórias visuais são capazes de resgatar nossa história, uma vez que entendendo nosso passado, temos a possibilidade de compreendermos o presente. Neste sentido, as fotografias desempenham importante função, mas não se pode perder de vista que muitas vezes há uma grande diferença entre o que a imagem nos mostra, o que ela nos diz, e o que ela nos dá a entender, é preciso um olhar crítico sobre o fato registrado para se chegar a conclusões. No contexto da sala de aula, a alerta deve está na escolha da foto de acordo ao contexto, pois caso contrário anula a fotografia enquanto documento e memória histórica.

Referências

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e História Interface. Ver. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, nº. 2, 1996, p. 73-98.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Ver. Brás. Hist. [online]. 2003, vol. 23, n. 45, pp.11-36. ISSN 0102-0188.
http://soniabittencourt.blogspot.com/2009/06/fotografia-e-memoria-lendo-fotografias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário